Japonesas “gordinhas” no alvo da moda

Quem chega no Japão ou acompanha o que acontece por aqui, logo vê que grande parte das mulheres são bem magras, e vivendo aqui você percebe a obsessão das mulheres em manterem-se assim.

O biotipo nipônico já é pequeno, então estrangeiros que são maiores normalmente sofrem para achar roupas, gordos também, e no caso das mulheres é mais complicado ainda.

Japas Gordinhas 01

Mas parece que isso esta começando a mudar, graças a Watanabe Naomi, uma famosa comediante, que deu início a uma marca de moda para meninas consideradas plus-size, a marca chama “PUNYUS”. A PUNYUS tem sido o centro das atenções desde que a marca foi lançada na Primavera deste ano, isso porque faz parte de uma nova tendência concentrar-se em meninas gordinhas, e também é notável para uma comediante para produzir uma marca de moda em comparação com as muitas modelos de moda finas que têm suas próprias marcas.

Japas Gordinhas 02

Disclaimer: O conteúdo deste artigo destinam-se a informar sobre uma tendência recente no Japão e não são feitos para ofender nossos leitores. Atualmente, a taxa de obesidade no Japão é estimada em 3,2% e o IMC das mulheres no Japão tem estado em um declínio constante. Devido a esses fatores, o que é considerado “acima do peso” e “obeso” é diferente em comparação com outros países.

Watanabe ficou famosa no entretenimento imitando a Beyoncé há alguns anos, e é convidada regularmente para participar em vários programas de TV. Quando participa de programas de humor normalmente ela aparece dançando.

Japas Gordinhas 04

Uma revista de moda foi particularmente influenciada por ela, as produções para meninas gordinhas da revista “la farfa”, mostram um novo estilo de vida e moda que lida com itens de moda maior do que o tamanho L japonês. Watanabe Naomi tem sido a modelo de capa da revista. As meninas japonesas são obcecadas com dietas e são muito magra, e suspeita-se que isso cause distúrbios de crescimento entre as que começar a dieta, enquanto seus corpos ainda estão em desenvolvimento.

Japas Gordinhas 05

Todas as revistas de moda para as meninas têm artigos com dicas para perder peso, e é bastante comum para essas revistas conter muitas propagandas de itens de dieta. No entanto, a “la farfa” mostra um novo estilo de cultura onde as meninas gordinhas desfrutam da moda naquela cena onde só as magras tinham vez, rompendo com o conceito de que gordinhas não podem desfrutar da moda porque “meninas gordinhas não podem ser kawaii”.

Desde que a ‘la farfa “começou, parece que meninas gordinhas (conhecidos como” pocchari “em japonês) começaram a aparecer mais e a cobertura da mídia sobre meninas pocchari aumentou. A Avex, gigante do entretenimento na Ásia, realizou audições para um grupo ídolo pocchari (que estreou como “chubbiness”), apesar de que muitos no ocidente não vão achar as meninas gordinhas, mas o conceito aqui é bem diferente, como foi citado anteriormente sobre o IMC.

Japas Gordinhas 07

Impressionante foi que umas das principais revistas de moda, “CanCam”, deu destaque para as “pocchari” como kawaii! Devido a isso, a demanda por forma pocchari tem aumentado, levando ao nascimento da “PUNYUS”!

Japas Gordinhas 06


A cultura pocchari é um exemplo de como a indústria da moda no Japão tornou-se mais diversificada, antes era diversificada apenas no estilo, mas agora também no tamanho das roupas. Este movimento tem como objetivo fazer com que as meninas possam desfrutar da moda, não importa qual o tipo de corpo ela tenha.

As roupas da PUNYUS estão vendendo bem, e o design das roupas tem influência dos anos 60 e anos 90, hip-hop e street style de Harajuku.

Até há pouco tempo, dizia-se que as roupas grandes eram simples, desmazelada, e fora de moda, mas PUNYUS pretende mudar essas crenças através da produção de roupas com estampas coloridas e chamativas. A grife abriu uma loja na meca da moda japonesa, Shibuya 109, o movimento continua a desafiar as normas e atrair novos convertidos. Além de suas opções de tamanho grande, a PUNYUS também tem tamanhos menores disponíveis, então ninguém é excluído.

 

É bem bacana ver que a moda não é mais uma coisa restrita àquelas com medidas semelhantes as das modelos.

Japas Gordinhas 03

Hoje em dia tem diversas japonesas que não são muito magras, são digamos que gostosinhas, em um corpo mais bem desenhado e pernas um pouco mais grossas, apesar delas serem obcecada há anos por pernas finas, talvez a alimentação mais ocidental esteja ajudando nisso, e mesmo essas meninas não sendo gordinhas aos olhos dos ocidentais, alguns japoneses já acham as meninas chubby, mas quem sabe isso não comece a mudar aos poucos, e agora as meninas fiquem menos encanadas com dietas.

Japas Gordinhas 08

Peguei no Tokyo Girls Update

Topo