Ongaku no Kinyoubi

SMAP

Os membros do que um dia viria a ser o SMAP se conheceram em 1987 e eram conhecidos como os Skate Boys, os dançarinos do ídolo Genji Hikaru. Os Skate Boys eram Nakai Masahiro, Kimura Takuya, Inagaki Goro, Mori Katsuyuki, Kusanagi Tsuyoshi e Katori Shingo.

Os seis se tornaram oficialmente o SMAP (Sports Music Association People) no ano seguinte. Seu single de estréia foi lançado em 1991, mas na época não havia muitos programas musicais que ajudassem a promover o grupo e o SMAP se tornou o menos popular entre os grupos da Johnny’s. Foi então que Nakai exerceu seu papel de líder e convenceu o escritório da Johnny’s a deixar que o SMAP tivesse seu próprio programa de variedades para apresentar a personalidade dos membros e fazer as pessoas rirem. Pouco tempo depois, estreou o I Love SMAP e, aos poucos, o SMAP começou a ser notado.

Em 1993, o SMAP ganhou popularidade após o lançamento do single Zutto Wasurenai. Kimura também estrelou o drama Asunaro Hakusho, no qual ele interpretou o tímido Osamu Toride. O drama foi um grande sucesso e ajudou a chamar atenção para o grupo. Eles ainda cantaram as músicas de abertura de alguns animes, para os quais alguns dos membros emprestaram suas vozes.

Apesar de seu sucesso e popularidade crescentes, Mori Katsuyuki decidiu deixar o grupo em 1995 para seguir sua carreira de motociclista. Mesmo com um membro a menos, o SMAP não parou e continuou com um lançamento de sucesso após o outro.

No ano seguinte, o grupo estreou seu show de variedades SMAP X SMAP (S x S/SmaSma). No programa eles cantavam, cozinhavam e agiam como loucos. Por causa de alguns dos eventos que ocorreram no show, o SMAP passou a ser conhecido como o grupo de super ídolos que pode fazer qualquer coisa. O SMAP X SMAP lhes deu novas oportunidades, tanto para o grupo como para os membros individualmente, especialmente no campo de atuação.

Em 2000 Shingo se tornou a personagem Shingo-mama, apresentando todo tipo de truques em shows de variedades, alguns dos quais envolvendo beber maionese e tentar beijar Gackt. A frase mais marcante de Shingo-mama é Oha (abreviação de Ohayou/Bom dia) e ela até mesmo lançou o single Shingo-mama no Oha Rock. Por sua simpatia, assim como pelas letras do Oha Rock, Shingo-mama foi nomeada para promover a comunicação familiar e a união em 2000 e 2001.

No ano seguinte, Goro se envolveu em uma briga de trânsito. Ele foi acusado e o dorama que ele havia acabado de filmar apenas algumas semanas antes do incidente foi cancelado, e Goro foi forçado a sair de cena por algum tempo. Até mesmo alguns episódios novos de SMAP X SMAP não foram apresentados, sendo substituídos por reprises. O SMAP como um todo atingiu seu período de menor popularidade. Mas, como visto no passado, isso não os desanimou.

Nos anos seguintes o grupo lançou os populares singles Lion Heart e Sekai ni Hitotsu Dake no Hana, ambos ultrapassando um milhão de cópias vendidas. A letra de Sekai ni Hitotsu Dake no Hana, lançada em março de 2003, é a preferida de muitas fãs por parecer um argumento pela paz durante os tempos de guerra. O lançamento foi tão popular que alcançou a primeira posição do Top 100 Singles da Oricon em 2003 e foi o único CD lançado naquele ano no Japão que vendeu mais de um milhão de cópias, já que a economia estava em queda naquele período. Mais um exemplo da grande popularidade do SMAP.

O SMAP não lançou nenhum single em 2004, mas seus lançamentos anteriores se mantiveram nas listas da Oricon. A falta de lançamentos se deu pelo compromisso dos membros com novos doramas e filmes, e rumores sobre uma separação rodearam o grupo. Então, em Janeiro de 2005, o SMAP lançou um novo single, seguido de mais lançamentos, significando sua volta.

No ano passado, com o lançamento do single Dear WOMAN em abril, o SMAP alcançou o recorde do B’z de músicas que alcançaram a primeira posição, com 39 trabalhos.

Kono Toki Kitto Yume janai (Atualmente figura entre os clipes mais vistos do Japão)

Dear Woman

SMAP X SMAP
Esse vídeo tem 5 partes, nesse programa tem a participação do cantor JERO, já falei dele por aqui (não lembra clique aqui) colocarei a primeira e a quarta parte do video, porém, linkarei as outras partes.

Topo