Semana da Cultura Japonesa

A Primeira Semana da Cultura Japonesa em Campo Grande começa no dia 16 de junho, a partir das 17h, na sede campestre da Associação Esportiva Cultural Nipo Brasileira (AECNB), que fica na saída pra Três Lagoas. O evento tem como principal objetivo divulgar a cultura japonesa e fomentar a integração desta comunidade através das exposições, oficinas, serviços e atrações artísticas. A entrada é gratuita.

A abertura oficial acontece às 19h30 com a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, e do Deputado Akira Otsubo. O evento traz atrações especiais como Danilo Tomic Baikyo que toca na flauta a música tradicional japonesa. Ângela Nagi apresenta um espetáculo e discute em palestra sobre o estilo “Nô”. A Cultura Pop também tem lugar na programação, com a palestra “Os Heróis do Magá, Animê e Tokusatu”, apresentada por Alexandre Nagado.

Confira Aqui a Programação Completa do Evento

Outras atividades integram o evento, como a dança Yosakoi, as apresentações de Street Dance, do Taikô, do coral da AECNB e como não podem faltar, apresentações de karaokê. A beleza japonesa também está presente no concurso da Miss Nikkey MS, no qual a vencedora representará o Estado na etapa nacional. Também oferece oficinas gratuitas de manga, bonsai e ikebana.

Além de atrações artísticas e oficinas, a Primeira Semana da Cultura Japonesa de Campo Grande promove um grande salão de negócios por meio da Mostra de Negócios Nikkei & Dekassegui, realizado em parceria com Sebrae/MS das 17h às 23h. Bernardo Tibana presidente da Nipo ressalta a importância na Mostra, “É uma oportunidade de divulgar os trabalhos dos empreendedores Nikkeis, e de estimular novos negócios em MS”.

Ainda para os que apreciam a culinária japonesa, o evento traz uma praça de alimentação diversificada, unindo-se aos costumes campo-grandenses, como o tradicional sobá.

Atividade paralela a I Semana da Cultura Japonesa

Outras atividades da semana serão os serviços à comunidade, como o atendimento, que o consulado japonês fará no dia 17 de junho, a partir das 8h30 até às 13h30, na sede social da Nipo, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 1068. Esta é uma oportunidade para a comunidade japonesa comunicar e legalizar casamento, documento eleitoral, naturalização e óbito.

Semana é instituída Lei

A ideia da semana de atividades culturais e festividades japonesas surgiu após a visita do Cônsul Kazuaki Obe, no final de 2009, que em conversa com os dirigentes da Nipo e com o Deputado Akira Otsubo, propôs a realização de um grande evento de divulgação e fomento à cultura japonesa em Mato Grosso do Sul.

Para materializar esta ideia, o deputado apresentou o projeto, que se tornou Lei após ser aceito pela Assembléia Legislativa, e sancionado pelo Governador André Puccinelli. A Lei nº 3.881/2010 institui a Semana da Cultura Japonesa em MS, que deve ser realizada anualmente no mês de junho, período em que também se comemora o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.

A Semana recebe apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Travel Way, Fundação Japão, Sebrae/MS, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Assembléia Legislativa e Prefeitura de Campo Grande.

Topo