Por que os japoneses usam máscaras cirúrgicas?

Andando pelas ruas japonesas, principalmente nas grandes cidades, não será difícil encontrar pessoas usando kimono, roupas estilo lolita, ou visual kei, é algo até comum, porém se você não mora no Japão ou chegou a pouco tempo no país, talvez se surpreenda com o número de pessoas que você vai ver usando máscaras cirúrgicas, até quem me acompanha nas redes sociais já deve ter me visto usando máscara, e já ouvi algumas vezes a pergunta Por que os japoneses usam máscaras cirúrgicas?

mascara

O Japão é uma sociedade que se preocupa muito com o trabalhando, e a propagação de doenças pode afetar a produtividade, então é sempre uma preocupação nas escolas e locais de trabalho prevenir-se para não pegar ou transmitir doenças, mas isso não parece ser motivo suficiente para a proliferação da venda de máscaras cirúrgicas, que muitas vezes deixa um escritório parecendo uma sala de cirurgia.

As preocupações com a saúde são apenas uma parte dessa fração, estudos recentes revelaram diversas razões do porque as pessoas usam máscara no Japão, e algumas delas nada têm a ver com a higiene.

Até recentemente , as máscaras eram usadas principalmente por pessoas que já haviam ficado doentes, principalmente com influenza, que é comum e uma doença que deixa a pessoa bem fraca e em quarentena.

mascara 02

Se você acorda indisposto, mas não conseguiu tirar o dia de folga, diz a etiqueta que você deve cobrir a boca e o nariz como uma máscara, para não espalhar e seus germes em sala de aula ou no escritório, evitando de transmitir para os demais.

As coisas começaram a mudar em 2003, quando a fabricante de suprimentos médicos, Unicharm, lançou um novo tipo de máscara projetado especificamente para pessoas que estiverem gripadas, e fizeram máscaras de fibra. Até então, a maioria das máscaras eram feitas de algodão, com uma bolsa interna onde é colocada uma gaze. Depois de retirar a máscara o usuário jogava a gaze fora, e a máscara de algodão era lavada para ser reutilizada.

As máscaras feitas pela Unicharm, no entanto, eram feitos de material não-tecido, que era mais eficaz no bloqueio de pólen. Além disso elas são baratas e é possível comprar de caixa com grandes quantidades, de 30 a 60 máscaras por caixa. Este novo tipo de máscara deu uma virada de jogo, e a empresa de pesquisa de negócios, Fuji Keizai, informou que as máscaras descartáveis são responsáveis por 86% do mercado hoje.

mascara 03

A introdução destas máscaras mais baratas e fáceis de usar também tornou tudo mais prático, afim de evitar ficar doente em primeiro lugar. Quem mora e trabalha no Japão, muitas vezes gasta algum tempo em trem, metrô ou ônibus, e nem todos têm as boas maneiras de cobrir a boca ou o nariz quando vão espirrar, ficando mais atento aos seus gadgets

Os números de vendas mostram que o uso de máscaras mais do que triplicou na última década, com recorde de vendas em 2009 quando houve o surto do H1N1, e preocupações com as partículas radioativas após o terremoto e o acidente nuclear de 2011. Estimativas do ano fiscal de 2013 creem que o mercado de máscara no Japão movimentou cerca de 23,9 bilhões de ienes (229,8 milhões dólares).

Na primavera é comum se usar máscara pois grande parte da população sofre com alergia ao polén, conhecido como Kafunsho, então usar máscara evita que quem sofre com essa alergia fique espirrando e tossindo loucamente, como normalmente ocorre.

mascara deco

Já no inverno o ar no Japão fica muito seco, o clima fica mais propenso para a transmissão de doenças, então usar máscara além de barrar eventuais doenças, mantém o ar que você respira úmido.  Mas a recente a popularidade das máscaras não é inteiramente o resultado de não transmitir ou prevenir de ficar gripado.

Um número crescente de pessoas estão usando máscaras para aproveitar o próprio calor, e para não ressecar muito o rosto.

 O Japão fica muito frio durante o inverno, então são usados diversos acessórios para enfrentar o frio, meias, calções, casacos, parkas, luvas, cachecóis e bonés. Uma coisa que é difícil de fazer, porém, é manter o seu rosto quente.

Então como a sociedade japonesa já se acostumou com as pessoas usando máscaras cirúrgicas fora do hospital, você pode seguramente colocar uma em manter seu nariz e bochechas quentes sem chamar a atenção.

sdfsdgf

Algumas celebridades tentam cobrir o rosto com a máscara para poderem ir em lugares públicos sem chamar muita atenção.

E para verem como o mercado de máscaras ganhou importância nos últimos tempos, algumas empresas começaram a comercializar máscaras personalizadas com estampas, cores e design diferentes, existem até máscaras que prometem simular sabor.

Então não é apenas por frescura que as pessoas usam máscara no Japão, na escola desde pequeno as crianças são educadas pensando no bem coletivo, então não transmitir doenças faz parte disso.

Topo